Projeto Atitude Positiva

Projeto Atitude Positiva

Programa de promoção de comportamentos saudáveis e de prevenção de comportamentos de risco, focado no desenvolvimento de competências socioemocionais dos alunos e na promoção do ajustamento escolar na transição de ciclo. O projeto inclui atividades dirigidas a todos os agentes escolares, facilitando que estes possam ser elementos de promoção e manutenção das referidas competências.

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O projeto Atitude Positiva teve o seu início no ano letivo de 2004/05 nas Escolas de 2º e 3º ciclo de Campelos, Maxial e São Gonçalo (concelho de Torres Vedras). O projeto contou, neste ano lectivo, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras e do Instituto da Droga e da Toxicodependência e era originalmente mais focado na oferta de formação para pais e encarregados de educação, professores e auxiliares de ação educativa. O projeto contemplava também intervenção com os alunos sob a forma de sessões de desenvolvimento sociocognitivo e foi com base nesta valência que foi implementada uma versão inicial do Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais para o 7º ano. 

No ano letivo seguinte (2005/06) a Câmara Municipal de Torres Vedras apoiou a expansão do Projeto que se passou a desenvolver-se em todos os agrupamentos de escolas públicas do concelho de Torres Vedras (atualmente Agrupamentos Henriques Nogueira, Madeira Torres, Padre Vítor Melícias e São Gonçalo), e permitiu o alargamento para 3 psicólogos a tempo. O projeto abrange cerca de 2000 pessoas, na sua grande maioria alunos, mas também professores, pais e assistentes operacionais, nas várias atividades desenvolvidas pelos Psicólogos que colaboram no projeto.

Desde 2005/06 foram criadas várias valências e programas. Logo nesse ano, foi alargado e restruturado o programa de desenvolvimento de competências socioemocionais para o 3º ciclo, e foram também criados o programa de desenvolvimento de competências socioemocionais para o 4º ano e o programa de promoção do sucesso na transição escolar do 1º para o 2º ciclo, denominado Transição Positiva. No ano letivo 2009/10 foi criado o programa de desenvolvimento de competências socioemocionais para o 6º ano e, em 2013/14, no âmbito do Programa Comenius Regio, numa parceria com o Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira foi criado o Programa de Igualdade de Género. Adicionalmente, foi desenvolvido, a partir do ano letivo 2015/16 o programa Alimentação Positiva, que visa promover a alimentação saudável e combater mitos nutritivos nocivos para a alimentação. No ano lectivo 2016/17, dentro do Programa Escolhas, foi criado o programa de promoção do sucesso na transição escolar do 2º para o 3º ciclo, denominado Transição ao Cubo. 

Presentemente, o projeto integra 4 ações que visam, no geral, desenvolver competências socioemocionais criando condições mais favoráveis para a adoção de comportamentos saudáveis e pela redução de comportamentos de risco. Desta forma, o projeto apoia a criação de condições para o sucesso escolar e na vida, quer directamente através da intervenção nas transições de ciclo escolar, como indirectamente através dos programas de desenvolvimento de competências, ações de informação e sensibilização e pela formação dos agentes na utilização de certas ferramentas.

Ao longo dos anos, o Projeto acumulou algumas distinções: tendo sido reconhecido em 2015 como ES+ pelo Instituto de Empreendedorismo Social, e tendo o programa Alimentação Positiva sido um dos finalistas dos Food Nutrition Awards 2017 (na categoria de Alimentação). Adicionalmente, começou a ser implementada uma extensão do projeto (Mais Atitude Positiva) em 2 dos agrupamentos (Henriques Nogueira e Padre Vítor Melícias) ao abrigo do Programa Escolhas. Este projeto, que foi classificado como o 2º melhor da Zona Centro, permite alargar a ação do projeto nestes dois agrupamentos, bem como, permitiu a criação do novo programa mencionado acima.

No ano letivo 2018/2019, apoiado pela Câmara Municipal do Cadaval e pelo Portugal 2020/Centro 2020, passou a realizar-se também no concelho do Cadaval. O Projeto "Atitude Positiva Cadaval" será composto por algumas das atividades que apresentam resultados comprovados como os programas de Aprendizagem SocioEmocional para o 4º, 2º e 3º ciclo e o Programa de promoção do ajustamento escolar na transição para o 2º ciclo (Transição Positiva), as tutorias psicopedagógicas pós-transição e as ações de sensibilização e informação relativas ao Bullying. No entanto, o Projeto Atitude Positiva Cadaval também integrará algumas atividades inovadoras como o Programa de promoção do ajustamento escolar na transição para o 3º ciclo (Transição3) e o Programa de promoção da igualdade de género.

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Por tudo o mencionado anteriormente, este é um projeto de características únicas a nível nacional, possuindo uma relação direta com a Universidade que, para além da intervenção no terreno, desenvolve investigação. Os bons resultados que tem apresentado ao longo dos anos merecem, a atenção da comunidade científica internacional, tendo o projeto sido apresentado em diversos congressos em Portugal e no estrangeiro. Desta forma, o ATV demonstra como a aposta na qualidade e no rigor geram o envolvimento da comunidade e potenciam o desenvolvimento dos territórios.

Gostaria de ter o projeto na sua escola?

Equipa
- Vítor Coelho (Responsável Técnico do Projeto)
- Patrícia Brás
- Vanda Sousa
- Ana Maria Romão
- Marta Marchante
- Andreia Quintais

Agrupamentos de Escolas (Torres Vedras)
- Madeira Torres
- São Gonçalo
- Henriques Nogueira
- Padre Vitor Melícias

Agrupamento de Escolas do Cadaval


Artigos

 

Positive Transition to Middle School: A Multilevel Model Analysis of a Portuguese School Adjustment Program 
2018 | Journal of Positive Behavior Interventions

The Impact of Secondary School Transition on Self-Concept and Self-Esteem 
2017 | Revista de Psicodidáctica

A Review of the Provision of Social and Emotional Learning in Australia, the United States, Poland, and Portugal 
2017 | Journal of Relationships Research

The Impact of Class-Level Variables on the Effectiveness of a Middle School Social and Emotional Learning Program: A Multilevel Analysis 
2017 | Journal of Relationships Research
 
Class-level risk factors for bullying and victimization in Portuguese middle schools 
2017 | School Psychology International
 
Positive Transition to Middle School: A Multilevel Model Analysis of a Portuguese School Adjustment Program 
2017 | Journal of Positive Behavior Interventions
 

The Impact of secundary transition on self-concept and self-esteem
2016 |Revista de Psicodidática, 22 (2)

Stress in Portuguese Middle School Transition: A Multilevel Analysis
2016 | The strongish Journal of Pyscology, 19

The effectiveness of a Portuguese Elementary School Social and Emotional Learning Program
2016 | Journal of Primary Prevention

Social and Emotional Competencies Evaluation Questionnaire - Teacher's Version: Validation of a Short Form
2016 | Pyschological Reports

Promoting a Postive Middle School Transition: A Randomized-Controlled Treament Study Examinig Self-Concept and Self-Esteem
2016 | Journal of Youth and Adolescence

Programas de intervenção para o desenvolvimento de competências socioemocionais em idade escolar: Uma revisão crítica dos enquadramentos SEL e SEAL
2016 | Análise Psicológica

Comparing Two Low Middle School Social and Emotional Learming Program Formats: A Multilelevel Effectiveness Study
2016 | Journal of Youth and Adolescence

Positive Attitude Program's Impact upon Self-Concept across Childhood and Adolescence
2016 | Revista de Psicodidática

Bullying and cyberbulling in Portugal: Validation of the questionnaire and analysis of prevalence
2016 | School Psychology International

The impact of a Portuguese middle school Social-emotional Learning Program
2015 | Health Promotion International

"Positive Attitude ": A multilevel model analysis of the effectiveness of a Social and Emotional Learning Program for and learning Program for Portuguese middle school students
2015 | Journal of Adolescence

Development and Validation of the Social and Emotional Competencies e Evaluation Questionnaire
2015 | Journal of Education and Developmental Psychology

Validação do Questionário Autoconceito Forma 5 numa amostra de crianças e adolescentes Portugueses
2015 | International Journal of Developmental and Educational Psychology

"Atitude Positiva ": 10 anos de desnvolvimento de competências socioemocionais no 1º, 2º e 3º ciclo
2014 | Actas do 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses (2014)

Desenvolvimento e validação do Questionário de Avaliação de Competências Socioemocionais versão de professores
2014 | International Journal of Developmental ande Educational Psychology

O impacto de um programa escolar de aprendizagem socioemocional sobre o autoconceito de alunos de 3ºciclo
2014 | Revista de Psicodidática

Project "Positive Attitude ": Promoting school success through social and emotional abilities development. Design for elementary and middle school students, in Portugal
2011 | Interamerican Journal of Psychology


Congressos

 

Conferência da International School Psychology Association (ISPA)
Manchester, 2017 (39ª Conferência)
Amesterdão, 2016 
São Paulo, 2015 
Kaunas, Lituânia, 2014 
Porto, 2013 (Recolheu convites para parcerias internacionais)
Dublin, 2010
Utrecht, 2008

 
Congresso Europeu de Psicologia organizado pela EFPA (European Federation Psychologists Associations)
- Praga, 2007
- Oslo, 2009
- Istambuk, 2011
- Estocolmo, 2013

IX Congresso IberoAmericano de Psicologia | II Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Lisboa, 2014

Conferência da European Network of Social and Emotional Competences
Lisboa, 2015

European Congress of Psychology
Milão, 2015

III Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Porto, 2016


Projeto

 

Ação 1 - Divulgação e sensibilização
Ação 2 - Avaliação, encaminhamento e acompanhamento
Ação 3 - Desenvolver competências
Ação 4 - Transição positiva

Ação 1 - Divulgação e sensibilização
-Informar os agentes e a população alvo sobre a natureza e as etapas do projeto;
-Identificar os principais problemas e as características da população alvo e agentes;
-Divulgar o Projeto junto de futuros parceiros;
-Partilhar experiências, aos níveis nacional e internacional, de forma a conseguir um contínuo melhoramento dos resultados.

Ação 2 - Avaliação, Encaminhamento  
- Avaliar os fatores de risco e de equilíbrio para identificar grupos junto dos quais é necessário intervir;
- Identificar ou criar instrumentos para a avaliação dos programas;
- Avaliar o impacto dos programas de competências sócio-emocionais desenvolvidos pelo Projeto Atitude Positiva para o 1.º Ciclo e para os 2.º e 3.º Ciclos;
- Avaliar o impacto do programa de ajustamento escolar na transição para o 2.º Ciclo, denominado Transição Positiva;
- Avaliar o nível de satisfação dos alunos que frequentaram os programas com as atividades desenvolvidas.

Ação 3 - Desenvolver competências
- Desenvolver  competências de proteção aos jovens;
- Envolver os pares na mudança de comportamento dos jovens em risco;
- Promover competências de socialização dos alunos;
- Desenvolver o Auto-Conceito dos alunos, nas suas várias dimensões;
- Promover a aprendizagem de ferramentas de trabalho com os jovens, pelos professores e assistentes operacionais, de modo a diminuir fatores de risco e aumentar fatores de proteção;

Ação 4 - Transição Positiva
- Aumentar o conhecimento sobra os processos de transição de ciclo;
- Desenvolver um programa de intervenção específico;
- Promover o ajustamento escolar;
- Diminuir os índices de preocupação associados às transições escolares;
- Detetar situações de futura intervenção em termos de competências sócio-emocionais;


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