Xadrez: ATV em 3.º na Taça António Mamede Diogo

Com as primeiras participações em competições oficiais marcadas para Janeiro, o xadrez do ATV tem-se mantido ativo em diversos torneios realizados nos distritos de Lisboa e Leiria.
 
Em Cela, concelho de Alcobaça, num dos mais tradicionais torneios de semirápidas de início de época em Portugal, o ATV esteve presente através de Avelino Mano, que foi 20.º (32.º à partida) entre os 36 jogadores presentes, com o vencedor final a ser Volodimir Ulyanovskyy. Avelino Mano foi ainda o 1.º na classificação de veteranos.
 
Em Dezembro decorreu o torneio de homenagem a António Mamede Diogo, na sua quinta edição, uma prova instituída pela Associação de Xadrez de Leira para homenagear um grande jogador,  dinamizador e amigo do xadrez do distrito de Leira, falecido em 2009. O ATV esteve presente com 5 jogadores, dos quais o mais bem classificado foi Carlos Marques em 3.º (4.º à partida), seguido de Avelino Mano em 6.º (22.º à partida) com os mesmos pontos que o 4.º, e que foi o melhor veterano, Marco Manuel em 14.º (9.º à partida) com os mesmos pontos que o 13.º, Hugo Marques em 18.º (11.º à partida) e João Salvado em 21.º (20.º à partida) os dois com os mesmos pontos que o 18.º; entre os 30 xadrezistas presentes, com o vencedor a ser Hugo Lima Santos, Mestre Nacional formado desde jovem precisamente pelo homenageado.
 
No distrito de Lisboa decorreram já alguns torneios integrados no Circuito de Semirápidas da Associação de Xadrez de Lisboa, este ano com a curiosidade de vários desses torneios decorrerem em instalações de museus. O ATV esteve presente em alguns desses torneios.
 
O primeiro deles  e o que se realizou mais perto foi jogado no Museu do Ar, em Pêro Pinheiro, com, literalmente, tabuleiros entre aviões. Com a participação de 60 jogadores, o ATV esteve representado por Carlos Marques em 11 .º (12.º  à partida), com os mesmos pontos que o 5.º; Hugo Marques em 17.º (12.º  à partida), com os mesmos pontos que o 15.º; Richard Purdom em 18.º (18.º à partida), com os mesmos pontos que o 15.º; Avelino Mano em 42.º (34.º à partida), com os mesmos pontos que o 32.º; e Luís Meirinhos em 46.º (37.º à partida), com os mesmos pontos que o 32.º, num torneio vencido pelo Mestre FIDE António Pereira Santos.
 
O torneio seguinte decorreu no Museu da RTP e teve a participação de 78 jogadores, entre os quais 6 do ATV. Com a vitória final a pertencer novamente ao Mestre FIDE António Pereira Santos, os xadrezistas do ATV obtiveram as seguintes classificações: Carlos Marques em 17.º (17.º à partida); Marco Manuel em 30.º (22.º à partida), com os mesmos pontos que o 22.º; Hugo Marques em 37.º (27.º à partida); João Salvado em 42.º (48.º à partida), com os mesmos pontos que o 40.º; Avelino Mano em 51.º (59.º à partida), com os mesmos pontos que o 40.º e Luís Meirinhos em 63.º (64.º à partida), com os mesmos pontos que 60.º.
 
Janeiro marcará o regresso do ATV às competições nacionais, com o Campeonato Nacional de Rápidas (a versão Speedy Gonzalez do Xadrez) e a primeira ronda do Campeonato Nacional da III Divisão, que o ATV irá disputar pela 6.ª época consecutiva. 


Outras notícias
Outras notícias

Homenagem a Avelino Mano

Faleceu, dia 23 de fevereiro, Avelino Mano, sócio do ATV e elemento do núcleo de xadrez. O Avelino foi, desde o primeiro momento, uma peça fundamental na...

Saber mais

Xadrez Nacional da III Divisão

1/24/11, 12:00 AM

Xadrez Nacional da III Divisão: ATV vence e assume a liderança da série   A prestação do ATV na presente época xadrezística continua marcada...

Saber mais

Xadrez - Nacional da III Divisão

3/2/11, 12:00 AM

Xadrez: Nacional da III Divisão, ATV volta a vencer, e disputará a subida de divisão até à última jornada   A 26 de Fevereiro disputou-se...

Saber mais

AINDA NÃO ÉS SÓCIO ATV ?