Xadrez: Vitória na 1.ª jornada conduz à liderança da série D da III Divisão Nacional

Xadrez: Vitória na 1.ª jornada conduz à liderança da série D da III Divisão Nacional
 
Na época de 2013/2014 o xadrez do ATV disputa pela sexta época consecutiva a III Divisão Nacional, desta feita na série D.
 
Depois de uma reorganização dos campeonatos que levou à diminuição do número de equipas, fazendo com que agora apenas haja 10 equipas na I Divisão e 24 equipas na II Divisão, o ATV é uma das 48 equipas que disputará a III Divisão, divididas em 6 séries de 8 equipas.
 
A série do ATV nesta época ficou constituída por mais quatro equipas do distrito de Lisboa (CX Sintra; GX S. Marcos (concelho de Sintra); GC Odivelas e CEC S. António dos Cavaleiros) uma de Leiria (AX Benedita) e duas de Santarém (Torres Novas e Abrantes).
 
A equipa do CEC S. António dos Cavaleiros é claramente a favorita à vitória na série, onde se destacam dois jogadores com o título de Mestre Nacional, não parecendo possível que qualquer outra equipa lhes consiga fazer frente na luta pelo 1.º lugar do grupo.
 
Quanto às restantes sete equipas espera-se um campeonato muito aberto, onde a luta entre o 2.º e o 8.º lugar deverá ser renhida e de final imprevisível, todos tentando evitar os dois últimos lugares que levam à despromoção, dependendo muito dos quartetos que cada uma conseguir apresentar em cada jornada. Bom exemplo disso, na 1.ª jornada as três equipas menos cotadas da série venceram os seus oponentes.
 
Na primeira jornada o ATV recebeu na sua sede a histórica equipa do GC Odivelas. Apesar da constituição da equipa do Odivelas para o campeonato ser teoricamente mais forte que a do ATV, o quarteto apresentado pelos visitantes conduziu a que o ATV fosse favorito em 3 dos 4 tabuleiros, favoritismo confirmado nos jogos, tendo ainda obtido um empate na outra partida. Com este resultado, de 3,5-0,5, o ATV ocupa o 1.º lugar na série fruto de ter sido a equipa com vitória mais dilatada.
 
Classificação:
 
1.º ATV 3 pontos (3,5)
2.º  CECS. Ant. Cavaleiros 3 pontos (3)
3.º GX S. Marcos 3 pontos (2,5)
4.º CC Torres Novas 3 pontos (2,5)
5.º CX  Sintra 1 ponto (1,5)
5.º S. Abrantes 1 ponto (1,5)
7.º Peão Cavalgante/Benedita (1)
8.º GC Odivelas 1 ponto (0,5)


Outras notícias
Outras notícias

Homenagem a Avelino Mano

Faleceu, dia 23 de fevereiro, Avelino Mano, sócio do ATV e elemento do núcleo de xadrez. O Avelino foi, desde o primeiro momento, uma peça fundamental na...

Saber mais

Xadrez Nacional da III Divisão

1/24/11, 12:00 AM

Xadrez Nacional da III Divisão: ATV vence e assume a liderança da série   A prestação do ATV na presente época xadrezística continua marcada...

Saber mais

Xadrez - Nacional da III Divisão

3/2/11, 12:00 AM

Xadrez: Nacional da III Divisão, ATV volta a vencer, e disputará a subida de divisão até à última jornada   A 26 de Fevereiro disputou-se...

Saber mais

AINDA NÃO ÉS SÓCIO ATV ?