Exposição

Interiormente – Memórias e Realidades

[de 22 de Maio a 13 de Junho - Teatro-Cine de Torres Vedras]

 

Os trabalhos expostos são o produto visível de uma colaboração entre a Escola Secundária Henriques Nogueira e o Académico de Torres Vedras.

Por proposta do ATV, a turma do 11º G da ESHN integrou, neste ano letivo, o projeto “Café com Filmes” (co-produção entre o ATV e o Teatro-Cine). O ponto de partida foi o visionamento de um filme por cada um dos três ciclos do projeto (“Meio Metro de Pedra”, de Eduardo Morais, “Lacrau”, de João Vladimiro, e “Balaou” de Gonçalo Tocha - os participantes no projeto assistirão a este último filme apenas no dia 22 de maio), a que se seguiu um debate acerca do filme com cada um dos realizadores. O ponto de chegada foi a leitura plástica acerca do que viram, do que debateram e das reflexões que produziram.

 

A experiência revelou-se complexa e, por vezes, dolorosa, pela dificuldade de leitura das obras, que obrigou a reflexões mais profundas do que as navegações que mais frequentemente faziam no cinema.

Em todos os filmes viram uma viagem: no filme “Meio Metro de Pedra“, de Eduardo Morais, uma viagem pela história da contracultura do rock’n’roll em Portugal, dos anos 50 até à atualidade; no filme “Lacrau”, de João Vladimiro, uma viagem em Portugal, partindo da cidade em direção à natureza, à procura das sensações e relações humanas mais antigas; no filme “Balaou”, de Gonçalo Tocha uma viagem de regresso à terra da família depois da morte da mãe, ponto de partida para uma outra viagem num barco à vela.

 

Dessa viagem, pelos filmes, e, a partir deles, por dentro de si próprios, dos seus pensamentos, das suas referências e memórias, e das suas emoções, resultaram estes trabalhos. Nuns casos a leitura que apresentam é mais figurativa e imediata, noutros casos é mais complexa e pessoal. Todos eles refletem, no entanto, a crescente curiosidade dos seus criadores, e a sua disponibilidade para refletir, experimentar, avaliar e assim aumentar o potencial criativo individual.

 Cacilda Costa, professora acompanhante do projeto, ESHN

Agradecimentos

Pelo projeto e apoio ao seu desenvolvimento:

Académico de Torres Vedras

Escola Secundária Henriques Nogueira

Teatro Cine de Torres Vedras

 

E pela cedência de suportes para a montagem da exposição:

Cooperativa de Comunicação e Cultura de Torres Vedras

 



Outras notícias
Outras notícias

Estreia do filme Olhar em Roda

O ATV - Académico de Torres Vedras irá estrear o seu primeiro filme com o título Olhar em Roda, numa sessão especial do ciclo Café com Filmes, no próximo...

Saber mais

Iniciou a nova temporada do Café com Fi

1/13/12, 12:00 AM

Ano novo, vida nova. Teve início no dia 12 de Janeiro, no Teatro-Cine de Torres Vedras, a nova temporada do Café com Filmes. Numa renovada parceria entre o ATV e o Teatro-Cine, e...

Saber mais

Dia 22 de Março - Café com Filmes - ex

3/9/12, 12:00 AM

Dia 22 de Março o Café com Filmes exibe o últimofilme deste trimestre, As Quatro Voltas de Michelangelo Frammartino, umfilme poético sobre a relação do...

Saber mais

AINDA NÃO ÉS SÓCIO ATV ?