ATV em Montserrat

ATV em Montserrat
 
Este ano, a atividade de Verão do núcleo de montanhismo teve como cenário Montserrat – Espanha. A viagem decorreu entre os dias 5 e 11 de Agosto, contou com quatro aventureiros e incluiu a realização de uma via ferrata, escalada desportiva e caminhadas.
 
O primeiro dia de atividades começou por uma nova modalidade: percorrendo, a pé ou de carro e sempre com muita fé, ao longo da longa berma da estrada, o objetivo era encontrar o refugo dos larápios. Cerca de cinco malas, incluindo um arnês, documentos e livros indicam a intensa atividade na zona… Naturalmente que a maioria das coisas achadas não era nossa e a maioria que era nossa não foi achada. Para aliviar a frustração dos espíritos, terminou-se o dia com uma caminhada pelo Mosteiro de Montserrat, onde num refúgio pudemos ter um Angel como hospedeiro – tão propício.
 
O segundo dia foi dedicado à Via Ferrata Teresina, uma das mais populares de Espanha e cotada como muito difícil menos. Apresentou-se-nos como uma via com um grau de desafio interessante, com passagens muito expostas, a puxar bastante pelos braços. Depois de uma longa chaminé, a via terminou com o acesso pela escarpa ao miradouro de Sant Jeroni, onde pudemos surpreender alguns mirones.
 
O terceiro dia foi ocupado com escalada desportiva, na face Norte de Montserrat para fugir ao Sol. A rocha, com caraterísticas muito próprias (rocha sedimentar – uma massa compacta a envolver seixos arredondados) requer também uma escalada muito própria. Uma maioria de vias com ligeiros declives positivos, apela para algumas técnicas de escalada de aderência; presas muito pequenas e bastante diversificadas, enaltecem a posição dos pés e, simultaneamente, uns sussurros constantes desprendem-se dos seixos num convite para deslizar por ali abaixo… Dores nos pés e de cabeça estão, compreensivelmente, subjacentes a esta escalada. Segundo um grupo de escaladores locais, normalmente os escaladores descem um grau na escala numérica relativamente à escalada em calcário.
 
O leque de atividades foi rematado por uma caminhada pelas agulhas de Montserrat, sugestão do nosso hospedeiro de Can Bros, a associação onde ficámos instalados. A caminhada, concretizada em jeito de passeio pelo parque, com direito a subidas e descidas com cordas, permitiu-nos a exploração, desde as bases até aos picos, de uns tantos daqueles menires verdadeiramente gigantescos que a erosão esculpiu, a que chamam, pasme-se, agulhas!


Outras notícias
Outras notícias

JOVENS TITÃS 2017

A prova Jovens Titãs voltou, pelo segundo ano consecutivo, a Torres Vedras. Com organização do ATV – Académico de Torres Vedras e da FPME –...

Saber mais

Equipamento de Escalada/Montanhismo

1/8/08, 12:00 AM

Querem ir escalar ou ir para a montanha mas falta o equipamento técnico? Agora já não têm desculpa!! O ATV adquiriu algum equipamento técnico de...

Saber mais

Aluguer de equipamento Escalada/Montanhi

9/14/08, 12:00 AM

O ATV possui um leque de equipamento técnico para a prática de escalada e montanhismo para disponibilizar aos sócios interessados. Agora já não desculpas para...

Saber mais

AINDA NÃO ÉS SÓCIO ATV ?