FabricArte - Grupos Artísticos

  • Torres Vedras

LOGO-05.jpg

O ATV em parceria com a Câmara Municipal de Torres e a Juntas de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães e os Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira e Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias candidataram-se ao programa escolhas com o projeto Mais Atitude Positiva.

Foi um dos vencedores como projetos de cariz experimental e inovador que será implementado no ano de 2017.

Um dos objetivos do projeto é a educação pela arte, para as crianças do 1º ao 4º ano destes agrupamentos. 

 

Grupo Artístico de Expressão Plástica

Saber utilizar os materiais, suportes e utensílios, Usar de forma expressiva os elementos da expressão plástica, Projetar e executar técnicas plásticas, Construção criativa de um projeto plástico para a apresentação do mesmo, Aprender a relacionar sentimento, ideia, material e técnica, Conhecimento das diversas formas de arte, desde a antiguidade ao contemporâneo, Observar, analisar, refletir, avaliar e comunicar as produções dos projetos, Sentido critico e integração no processo criativo em comunidade.

.

Grupo Artístico de Expressão Musical

Desenvolvimento de competências nos domínios dos elementos básicos da música, nomeadamente perceção e discriminação auditiva, memória e leitura musical, assim como prática instrumental e vocal, exploração do corpo como fonte sonora, desenvolvendo competências criativas, de experimentação ecomposição, tendo sempre como base o “aprender fazendo”, bem como a identificação de diferentes géneros musicais e a sua história relacionando-os com outras áreas.

.

Grupo Artístico de Expressão Dramática

As atividades de exploração do corpo, da voz, do espaço, de objetos, criação de situações imaginárias, a partir de temas sugeridos pelos jovens ou propostos pelo técnico. Os jogos dramáticos permitirão que os jovens desenvolvam progressivamente as possibilidades expressivas do corpo — unindo a intencionalidade do gesto e/ou a palavra, à expressão, de um sentimento, ideia ou emoção. Nos jogos dramáticos os jovens desenvolvem ações ligadas a uma história ou a uma personagem que as colocam perante problemas a resolver: problemas de observação, de equilíbrio, de controlo emocional, de afirmação individual, de integração no grupo, de desenvolvimento de uma ideia, de progressão na ação.

AINDA NÃO ÉS SÓCIO ATV ?