Café com Filmes - 5 anos

Numa cidade com alguma tradição no cinema, nomeadamente num passado cineclubista, tem sido objetivo lançar e dinamizar uma série de atividades à volta do mundo do cinema e vídeo, sobretudo através da exibição de filmes que contribuam para a formação de olhares sobre o mundo, a sociedade, a descodificação da linguagem ou a criação de novos públicos.
 
Para isso tem havido um esforço em tentar-se inovar continuamente, seja nas formas de apresentação, diversificando os géneros, as origens, mas também sempre que possível, complementando as exibições com informação diversa como trailers, recortes de imprensa, conversas com realizadores e cartazes originais dos filmes.
 
Teve início a 14 de Janeiro de 2010 e, depois de dois anos de exibição, com intervenções artísticas que antecediam os filmes, no espaço intimista da cafetaria do Teatro-Cine, o Café com Filmes inaugurou novo modelo de programação em 2012. Os filmes passaram a ser exibidos na sala principal e acontece sempre uma intervenção especial no final de cada temporada, em Junho, sendo que por norma essa sessão é ao ar livre (na fachada lateral de um edifício localizado no estacionamento do Teatro-Cine).
 
Em 2013 criou-se o “Lugar ao Clássico” onde uma vez por trimestre, é exibido um clássico da história do cinema. Também uma vez por trimestre é convidado um realizador português para estar à conversa com o público depois da apresentação do seu filme e por fim iniciou-se o Café com Filmes Escolas num projeto piloto com a escola Henriques Nogueira, numa abordagem mais artística. Em 2014 alargou-se o projeto às escolas de 2º e 3º ciclo e secundário do concelho, com uma aproximação mais focada no domínio do social, servindo os filmes (e as fichas pedagógicas que os acompanham) para tratar de diversos assuntos fraturantes da sociedade (parceria com Associação Zero em Comportamento).
 
Já no final do ano, fez-se um primeiro ciclo temático sobre um realizador, o Pedro Sena Nunes, passando em retrospectiva, durante 3 dias, 20 anos da sua carreira e a primeira sessão dedicada a famílias (Filminhos Infantis).
 
Agora em 2015, para comemorar os 5 anos, propõe-se duas novidades: a primeira exibição de um filme musicado ao vivo (Terra dos Carecas, dia 15 de Janeiro, às 21h30, com entrada livre) e o lançamento do facebook em nome próprio (ATVCafecomFilmes), permitindo concentrar e até alargar a informação sobre os filmes e promover uma maior interação com os interessados no projeto.
 
O Café com Filmes é uma organização conjunta do ATV – Académico de Torres Vedras e do Teatro-Cine de Torres Vedras


Outras notícias
Outras notícias

Estreia do filme Olhar em Roda

O ATV - Académico de Torres Vedras irá estrear o seu primeiro filme com o título Olhar em Roda, numa sessão especial do ciclo Café com Filmes, no próximo...

Saber mais

Iniciou a nova temporada do Café com Fi

13/01/12 00:00

Ano novo, vida nova. Teve início no dia 12 de Janeiro, no Teatro-Cine de Torres Vedras, a nova temporada do Café com Filmes. Numa renovada parceria entre o ATV e o Teatro-Cine, e...

Saber mais

Dia 22 de Março - Café com Filmes - ex

09/03/12 00:00

Dia 22 de Março o Café com Filmes exibe o últimofilme deste trimestre, As Quatro Voltas de Michelangelo Frammartino, umfilme poético sobre a relação do...

Saber mais

AINDA NÃO ÉS SÓCIO ATV ?