Xadrez: ATV com resultados distintos nas primeiras jornadas da III Divisão Nacional

O Xadrez do ATV continua presente no calendário federativo nacional, tomando parte na Série D da III Divisão Nacional em 2016.

Numa série com 8 equipas, em termos dos jogadores inscritos o ATV é à partida a 7.ª em termos de cotação, embora todas estejam muito próximas nesse capítulo, pelo que se esperam jornadas muito equilibradas, dependendo muito dos quartetos apresentados em cada ronda. A 1.ª classificada assegura a subida à 2.ª divisão, e as duas últimas são despromovidas aos Campeonatos Distritais.

Na 1.ª jornada coube ao ATV defrontar precisamente a equipa mais cotada em termos de inscritos, o Grupo Palma e Arredores. Uma contrariedade impediu a deslocação dos adversários a Torres Vedras, tendo assim sido averbada vitória do ATV por falta de comparência.

Na 2.ª jornada o ATV jogou no espaço do Grupo Ramiro José (em Lisboa), tendo sido derrotado pela margem mínima: 2,5-1,5, o que confirmou o ligeiro favoritismo do quarteto adversário.

Na 3.ª jornada o ATV deslocou-se a Sintra, para defrontar o Clube de Xadrez local, que tinha registado duas vitórias nas duas primeiras rondas. O quarteto anfitrião apresentava uma ligeira vantagem em termos de cotações, mas o resultado final acabou por saldar-se num empate, com duas vitórias para cada lado. A situação parecia complicada antes de terminar o último jogo, com o jogador do ATV a precisar de ganhar para a equipa, enquanto o adversário procurava assegurar o empate, valeu a persistência até encontrar uma imprecisão do jogador de Sintra.

Com estes resultados, ao fim de 3 jornadas o ATV segue em 4.º lugar.
1.º Ramiro José: 9 pontos
2.º CXSintra: 8 pontos
3.º Tabuleiro de Cores: 7 pontos
4.º ATV: 6 pontos
5.º Odivelas: 5 pontos
6.º Peão Cavalgante: 5 pontos
7.º AXPortugal: 4 pontos
8.º Palma e Arredores: 3 pontos

Não fazendo parte do calendário federativo, decorreu a 7.ª Taça de homenagem a António Mamede Diogo, este ano no Bombarral. 6 jogadores do ATV marcaram presença entre os 29 inscritos, tendo, por coincidência, monopolizado o pódio final:  Carlos Marques (4.º à partida) foi o vencedor, apenas cedendo um empate a outro jogador do ATV, Jorge Lopes (12.º à partida), que foi 2.º (em igualdade pontual com o 1.º), tendo Marco Manuel (6.º à partida) sido 3.º. Também do ATV Hugo Marques (9.º à partida) foi 9.º; Avelino Mano ( 18.º à partida) foi 10.º e Richard Purdom (13.º à partida) foi 17.º.


Outras notícias
Outras notícias

Homenagem a Avelino Mano

Faleceu, dia 23 de fevereiro, Avelino Mano, sócio do ATV e elemento do núcleo de xadrez. O Avelino foi, desde o primeiro momento, uma peça fundamental na...

Saber mais

Xadrez Nacional da III Divisão

24/01/11 00:00

Xadrez Nacional da III Divisão: ATV vence e assume a liderança da série   A prestação do ATV na presente época xadrezística continua marcada...

Saber mais

Xadrez - Nacional da III Divisão

02/03/11 00:00

Xadrez: Nacional da III Divisão, ATV volta a vencer, e disputará a subida de divisão até à última jornada   A 26 de Fevereiro disputou-se...

Saber mais

AINDA NÃO ÉS SÓCIO ATV ?