ATV dá saltos de saber

O que há de novo nas velhas questões que sempre nos colocámos? Em que conhecimento confiar? Vida, espírito e matéria são os aperitivos de uma série de encontros que visa abordar diversas e novas perspectivas sobre velhas questões da Humanidade.

Discutir, com a Ciência, questões que a própria Ciência sempre rejeitou ou desdenhou. Este é um dos principais objectivos da iniciativa "Saltos de saber(es)"- conversas sobre vida, espírito e matéria, promovida pelo Académico de Torres Vedras (ATV), e que terá início a 21 de Abril de 2012 na sede do ATV.

Em seis encontros, em formato de tertúlia, o objectivo é mergulhar no conhecimento estabelecido que nos revela a natureza do mundo que nos rodeia e a do nosso espírito, tendo como ponto de partida o clássico "Vida, Espírito e Matéria",  do físico Erwin Schrödinger.

Na primeira sessão, a temática é "A vida olha-se ao espelho" e discutir-se-ão questões como a origem da vida e do ser e o sentido da evolução do homem. No menu das sessões seguintes, constam: "o que é Deus?", morte e reencarnação, origem e natureza do espírito, o fim do mundo e a transformação da Terra, a memória e a consciência.

Para além da curiosidade de cada participante, que é o principal actor neste evento, serão usados vários materiais de apoio, tais como filmes, poemas, livros, etc. Tudo para ajudar ao esclarecimento, à provocação, à interrogação e à surpresa sobre temas que nos assaltam em algumas fases da vida.

Segundo a organização do evento, "não se pretende pôr em evidência semelhanças mais ou menos superficiais entre a abordagem científica e outras abordagens (filosóficas, religiosas, etc.), mas sim discutir, à luz dos avanços mais recentes do conhecimento, questões existenciais que estão a ser alvo de investigação científica. São questões de fronteira, polémicas, para as quais, com um pequeno empurrão, as respostas podem ficar bem mais perto. Estes encontros querem ser esse empurrão".

Sessão I - A Vida olha-se ao Espelho > 21 de Abril - 17h às 19h - Sede ATV

A origem da vida e a especificidade do Homem

A natureza do ser e o sentido da evolução

Sessão II - À Procura do Relojoeiro Perdido: Deus e etc > 19 de Maio - 17h às 19h - Sede ATV

Deus, Morte e Reencarnação

Sessão III - Fronteiras Virtuais: O Que é o Espírito? > 16 de Junho - 17h às 19h - Sede ATV

O princípio das coisas

A formação dos seres vivos

A origem e natureza do espírito

Sessão IV - O Sexto Sentido > 22 de Setembro - 17h às 19h - Sede ATV

-Eu, consciência, karma e ego. 

 

Inscrições e informação aqui 

 

Sessão V - O Rico Insensato e a Felicidade> 20 de Outubro - 17h às 19h - Sede ATV

 

-Memória, consciência e pensamento.

-Espiritualidade - moda, prática ou necessidade? 

Inscrições e informações aqui

Saltos de Saber(es) - Conversas sobre Vida, Espirito e Matéria - Sessão VI - Tsunamis e o Medo do nada - 10 de Novembro - 17h às 19h - Sede ATV 

 

- O fim do mundo e a transformação da terra;

- Vida vs Nada;

- As Leis Físicas.

 

Inscrições e informações aqui



Outras notícias
Outras notícias

Ciência no Pátio 2017

As atividades da ‘Ciência no Pátio’ tiveram início a 4 de fevereiro, com um peddy-paper matemático. Treze participantes, divididos por equipa, foram...

Saber mais

Dois Dedos de Ciência -

24/03/12 00:00

No sábado 24 de Março, o Académico de Torres Vedras (ATV) apresentou mais "Dois dedos de Ciência". O convidado, desta vez veio da Faculdade de Ciências e Tecnologia...

Saber mais

Deus, morte e reencarnação discutidos

19/05/12 00:00

Deus, morte e reencarnação foram os temas discutidos numa sessão muito animada pelos participantes do projeto Saltos de Saberes, a 19 de Maio, na sede do Académico de...

Saber mais

AINDA NÃO ÉS SÓCIO ATV ?