Lugares da Memória subiu a palco nos dias 7 e 8 de Junho, foi a última produção do Grupo de Teatro do Académico de Torres Vedras em co-produção com Teatro Cine de Torres Vedras, com dramaturgia e encenação de Ana Almeida

Lugares da Memória subiu a palco nos dias 7 e 8 de Junho, foi a última produção do Grupo de Teatro do Académico de Torres Vedras em co-produção com Teatro Cine de Torres Vedras, com dramaturgia e encenação de Ana Almeida.


 Lugares da Memória é o resultado final do Laboratório de Teatro- OIKOS _Universos Habitados, que teve início em Janeiro no Académico de Torres Vedras.

O laboratório serviu como espaço de experimentação de vários códigos de comunicação e de criação de gramática teatral própria. Tinha como premissa partir das memórias e histórias dos intérpretes na criação de um espetáculo teatral. No início foi colocada a questão aos intérpretes  - “dia 7 e 8 de Junho teremos o palco do Teatro Cine de Torres Vedras para nós, o que querem dizer quando o pisarem?” e foi a partir dessa questão e na introdução de vários ativadores teatrais que nasce Lugares da Memória.

Partindo de histórias pessoais, de família e alguma ficção, foram propostas ao público um conjunto de cenas em que o fio condutor é a passagem do tempo. Algumas das propostas levantam questões atuais que são deixadas no ar, permitindo ao público tirar as suas interpretações. Partiu-se do universo pessoal passando para a escala da cidade de Torres Vedras e claro como não poderia deixar de ser mencionado, o tão famoso Carnaval, o público é convidado a subir ao palco para um pezinho de dança. A quarta parede foi quebrada na altura em que os intérpretes se cruzam e passam pelo público apresentando-se e afirmando que agora partilhamos algumas memórias.

Lugares da Memória foi um processo intenso, de grande partilha, dedicação e confiança, é preciso muita coragem para deitar cá para fora o que nos vai na alma, o que nos perturba, o que nos incomoda.

A produção, figurinos, adereços e cenografia ficou também a cargo do grupo, tornando o projeto mais interdisciplinar ganhando como um todo e com uma enorme partilha de pontos de vista, discussão e enriquecimento pessoal, tudo ou quase tudo foi motivo de reflexão.

Agradecemos a todas as pessoas envolvidas, aos intérpretes: Ana Ferreira, Bárbara Fernandes, Bruna Gigante, Cristiana Pinto, Eda Garcês, Gabriel Ferreira, Gonçalo Alves, Laura Varges, Lisa Mara e Matilde Cabrita pela coragem e partilha; à Joana Almeida que operou o som, ao Gonçalo Oliveira que operou os vídeos e realizou o vídeo promocional, ao João Cipriano, Rafael Moraes, Ricardo Rodrigues e Carolina Cabrita que fizeram registos fotográficos preciosos; ao Mário Rosado pelo acolhimento no Teatro Cine; ao Luís Ferreira pelo desenho e operação de luz; ao José Manuel Arsénio pela assistência, à Marisa Miranda e Cristiana Santos pelo apoio logístico e a todos os que de algum modo contribuíram para o Lugares da Memória.

E tu, que memórias guardas?

Ana Almeida


Outras notícias
Outras notícias

Reposição da Peça de Teatro -

2/25/12, 12:00 AM

Foi vista pela última vez em cena por um público de mais de duzentas pessoas que aplaudiram de pé com um sorriso no rosto. O elenco foi constituído por: Ana Maria...

Saber mais

Audições para a nova peça de teatro

3/12/12, 12:00 AM

No passado dia 12 de Março de 2012, realizaram-se as audições para a nova peça de teatro "O Tio Vânia" de Anton Tchekhov. Os doze atores que prestaram provas...

Saber mais

O grupo de Teatro do ATV participou no D

3/21/12, 12:00 AM

No passado dia 21 de março, foi o dia mundial da poesia, a Câmara Municipal, o Teatro Cine e a Biblioteca Municipal de Torres Vedras organizaram um evento de comemoração...

Saber mais

AINDA NÃO ÉS SÓCIO ATV ?