"Crescer dos pés à cabeça" é um projeto de Atividades de Enriquecimento Curricular do ATV dedicadas à Expressão Dramática, Plástica e Musical para 1.º ciclo e Jardim de Infância.
SER A BRINCAR EB1Prosseguindo uma metodologia que assenta na Educação Pela Arte, o projeto foi criado com o intuito de promover uma educação artística, estimulando as crianças para uma experimentação de diversas linguagens artísticas e sensibilizando-as para valores estéticos. A educação artística contribui para a construção de vários tipos de literacia, e não só necessariamente a verbal, proporcionando uma variedade de modos de perceber, pensar e comunicar.Esta atividade desenvolve o bio-psico-motor da criança e potencia a sua expressividade e criatividade. Por outro lado, atua na consciencialização de valores, ajudando a criança a adequar e melhorar as suas relações sociais. Na verdade, a Expressão Dramática possibilita o autoconhecimento e o conhecimento do outro e o meio circundante. Projeto nascido no ano letivo de 2007/2008, no concelho de Torres Vedras, como Atividade de Enriquecimento Curricular para o 1º Ciclo do ensino básico, ligado à Expressão Dramática. O Ser a Brincar passou já por todos os Agrupamentos de Escolas do Concelho de Torres Vedras, tendo ainda passado pelos Agrupamentos de Escolas da Ericeira e Professor Armando Lucena, na Malveira. Este projeto é dinamizado em parceria com as Câmaras Municipais de Torres Vedras e Mafra. A equipa responsável pela dinamização do Projeto Ser a Brincar atua em 2 Agrupamentos de Escolas, abrangendo 1004 alunos, e é atualmente composta por 4 professores.SER A BRINCAR JI
Assente na filosofia da Educação Pela Arte, o projeto visa a iniciação a uma linguagem artística numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e social, tendo por base a diversidade de conhecimentos, capacidades e vivências de cada criança.
Enquanto expressão, o drama possibilita à criança revelar a sua visão da realidade e do seu mundo interior enquanto enriquece o conhecimento de si própria e do mundo. A capacidade espontânea de construir ficção permite propor situações diversificadas com vista a que a criança enriqueça, explore e domine progressivamente a linguagem.
Projeto nascido no ano letivo de 2009/2010, no concelho de Torres Vedras, como atividade integrada no Serviço de Apoio à Família para o Jardim de Infância, ligado à Expressão Dramática. A equipa responsável pela dinamização do Projeto Ser a Brincar – Jardim de Infância, atua em 1 Agrupamento de Escolas, abrangendo 104 alunos, e é atualmente composta por 2 professores. Este projeto é dinamizado em parceria com as Uniões de Freguesias de Torres Vedras e Matacães; Dois Portos e Runa e com a Junta de Freguesia da Ventosa.
Projeto de desenvolvimento da Expressão Musical, assente num trabalho de exploração de sons e ritmos, que a criança produz e explora naturalmente e que vai aprendendo a identificar e produzir. Com base num trabalho sobre os diversos aspetos que caracterizam o som, chegamos então, à audição interior.Este projeto não tem como objetivo o ensino de um ou mais instrumentos musicais, pretende-se antes uma familiarização com os mesmos e a aprendizagem de leitura/escrita de música. Pretende-se valorizar o reconhecimento das qualidade sonoras que servirão de base à educação musical iniciada no 2.º ciclo. Projeto nascido no ano letivo de 2016/2017, como Atividade de Enriquecimento Curricular para o 1.º Ciclo do ensino básico, ligado à Expressão Musical. O projeto Música a Brincar nasceu no Agrupamento de Escolas da Ericeira para responder às necessidades sentisas pela comunidade educativa ao nível da aprendizagem da música. Este projeto é dinamizado em parceria com a Câmara Municipal de Mafra. A equipa responsável pela dinamização do Projeto Música a Brincar atua em 1 Agrupamento de Escolas, abrangendo 462 alunos, e é atualmente composta por 3 professores.
A Educação Pela Arte e a vivência artística influencia o modo como se aprende, comunica e interpreta o quotidiano. Desta forma, contribui para o desenvolvimento de diferentes competências e reflete-se no pensamento.
É necessário que todas as crianças tenham acesso à educação artística, pois, a arte promove, para além do conhecimento, uma abertura dos sentidos, da inteligência, da sensibilidade. A criatividade desperta-se através do fazer, da experimentação constante e apela para uma pedagogia não diretiva ou flexível e aberta, que permita que seja a própria criança a descobrir o seu modo de expressão, bem como o material e a técnica que melhor se adaptam à sua expressão pessoal.
É importante a criação de espaços, tempos e desafios educativos, com e através da arte, para o desenvolvimento integral da criança, promovendo o diálogo estético e a reflexão crítica, através de projetos artísticos.
Projeto nascido no ano letivo de 2018/2019, no concelho de Torres Vedras, como Atividade de Enriquecimento Curricular para o 1.º Ciclo do ensino básico, ligado à Expressão Plástica.O Criarte surgiu no seio do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, no Concelho de Torres Vedras, tendo sindo também implementado no Agrupamentos de Escolas da Ericeira. Este projeto é dinamizado em parceria com as Câmaras Municipais de Torres Vedras e Mafra. A equipa responsável pela dinamização do Projeto Criarte atua em 2 Agrupamentos de Escolas, abrangendo 829 alunos, e é atualmente composta por 6 professores.
Acompanha tudo nas redes sociais do projeto - em instagram e facebook!