Junta-te ao ATV no passeio "Rota do Castro do Zambujal", no dia 11 de Outubro, que terá inicio pelas 9h30, no Parque Verde da Várzea.
Descrição do percurso:
Partindo do Parque da Várzea, seguimos para sul pelo trajecto da nova ciclovia, em direcção ao Barro. Quando termina a ciclovia o percurso segue por caminhos de terra batida, entre vinhedos, em direcção à Serra da Pena passando por uma pequena capela de onde avistamos o Sanatório do Barro. Fundado em 1570 pela Infanta D. Maria, filha de D. Manuel I e de D. Leonor, o Sanatório foi reedificado, em 1619, para os Frades Arrábidos. Actualmente, encontra-se instalado no edifício o Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior.
No alto da serra podemos visitar a estátua de Nossa Senhora da Pena, bem como usufruir de uma visão privilegiada sobre a cidade de Torres Vedras. Ainda no miradouro localiza-se o Tholos do Barro. O Tholos é um monumento funerário que data do 3º milénio a.c., tendo sido classificado como Monumento Nacional em 16 de Junho de 1910. Os habitantes do neolítico depositavam aqui os seus mortos, sentados e acompanhados por diversos alimentos e artefactos.
O percurso segue depois em direcção à Serra da Vila, sem chegar no entanto a entrar na povoação, desviando-se para norte, voltando logo de seguida a passar entre vinhas. Passa depois pela Serra da Vila, seguindo depois em direcção ao Castro do Zambujal
Após vencer uma subida íngreme chegamos ao Castro do Zambujal, que se pensa ter sido o mais importante Castro de toda a região centro e um dos maiores do território português, e também o último a cair perante as investidas das legiões romanas, já lá vão 2000 anos.
Um corredor de apenas 1 m de largura conduz ao núcleo central do Castro. Trata-se de uma fortificação circular, cujos muros chegam a atingir 15 m de espessura. O topo destes muros serviria de plataforma sobre a qual os defensores se moviam. Do alto do Castro vê-se a foz do rio Sizandro, o mar e todo o vale da ribeira.
Segue depois em direcção ao Varatojo. Naquela localidade pode visitar-se o Convento, que fica a meio da encosta. Fundado em 1470 por D. Afonso V, é ocupado por frades Franciscanos desde essa época.
Após uma subida pelas ruas do Varatojo, chega junto de alguns moinhos, de onde se volta a ter uma vista privilegiada sobre a cidade de Torres Vedras.
A partir daí o percurso é sempre a descer até ao Parque Verde da Várzea, para um grande e merecido descanso.
Grau Dificuldade: 4
Distância 13 Km
Duração: 3h a 3h30m
Altitude: Máx: 185 mt / Min: 27 mt
Preço:
Grátis Sócios
1.50 não sócios
Aconselhável a crianças maiores de 10 anos.
Inscreve-te já!