Com o inicio da Primavera, decorreu a primeira prova ( 4 de Abril) do circuito de Boulder em Soure, centro nefrálgico do circuito de competições.
Esta prova teve no seu decorrer 16 blocos para cada atleta tentar resolver no máximo de 5 tentativas durante 3h. O nível dos atletas começa a ser cada vez mais competitivo trazendo alguns dos melhores atletas a nível nacional, tais como André Neres , Ricardo Neves, entre outros. No meio destes “tubarões” da escalada encontro-me eu, sempre na busca por um lugar na final e começando cada vez mais a morder os calcanhares aos 6 primeiros (lugares que dão acesso à final) e sendo um atleta a ter em conta.
Nesta primeira prova, dos 16 blocos resolvi 13 blocos, ficando a um juntar de mãos no 14 bloco para passar à final. Sendo assim, a minha participação ficou-se pelo 10º lugar (em 43 atletas) na primeira prova, iniciando a minha classificação no ranking em 8º lugar ( visto que dois dos atletas que ficaram à minha frente não se encontram federados, então não entram nas contas do ranking). Desta prestação posso notar que houve da minha parte, para comigo próprio, alguma pressão pois sentia-me em condições de poder chegar à final, mas por vezes muita pressão prejudica a prestação, mas , o circuito ainda só vai na primeira prova.
De ressalvar, que desta vez tive a meu lado uma atleta feminina na sua estreia nestas andanças da competição, Vanda Sousa. Sentiu-se atraída por tentar obter uma nova experiencia que passa pelo “stress” competitivo e pelas diferentes sensações de entrar numa competição.
Agora, há que treinar mais, pois a próxima prova está aí à porta, dia 3 de Maio em São Pedro do Sul, Viseu, uma prova com convidados fortes do pais de “nuestros hermanos”.
Venga ATV.
O atleta
Filipe Ascensão