Deus, morte e reencarnação foram os temas discutidos numa sessão muito animada pelos participantes do projeto Saltos de Saberes, a 19 de Maio, na sede do Académico de Torres Vedras (ATV).
O tema de Deus foi abordado através das investigações mais recentes da Filosofia, Teologia, Física de partículas Neurociência. Com cientistas e filósofos como John Houghton, John Polkinghorne, Carl Freit, Russell Stannard, Francis Collins e até de Richard Dawkins, chegou-se a uma definição plausível de Deus: a inteligência e causa primária de todas as coisas e a explicação para todas as leis científicas e naturais. Pela neurociência, vimos os limites da inteligência humana na compreensão de realidades mais abstratas.
Para estudar o tema da morte, o foco foi a química do fim do corpo físico e os estudos sobre experiências de quase-morte, realizados por cientistas como Raymond Moody Jr, Elisabeth Kübler- Kross, Parnia, Hannelore Wass, Nigel Field.
Ainda pela mão de cientistas como Ian Stevenson, Theo von Ward, Helen Wambach, Betty Davies, David Lester, Kari Dyregrov abordou-se a reencarnação do ponto de vista científico e filosófico (moral). A reencarnação é, pois, uma "teoria" plausível do ponto de vista moral, racional (Filosofia) e aceitável do ponto de vista científico tendo sido já documentada e testada em alguns milhares de casos. Sobre o tema, discutiu-se o que se chama de "programa reencarnatório" de cada indivíduo, nas suas duas principais fases: a pré-reencarnatória e a fase organogénica.
Os próximos Saltos de Saberes são a 16 de Junho, sábado, às 17h, e o tema será ‘
Espírito: o que é, como se forma, de que é feito, como evolui'. A abordagem será a do costume: pela investigação científica sobre o tema (sobretudo da neurociência, inteligência artificial e física) juntamente com contributos de outras áreas de saber como a Filosofia e a Psicologia.