CAFÉ COM FILMES // Parar para Pensar // Abril - Julho 2020

PARAR PARA PENSAR

Face à prevenção que a todos é pedida, o Teatro-Cine está encerrado e nós continuamos por casa.
Mas por forma a manter alguma relação com as pessoas que assistem às nossas sessões/comunidade e a combater o isolamento social, iremos realizar este ciclo de forma excecional, em formato online, inserido no programa de Emergência Cultural de Torres Vedras promovido pelo Município/Teatro-Cine (http://cm-tvedras.pt/covid-19/covid19-cultura/).

Será um ciclo um bastante diferente do habitual, fruto dos tempos que estamos a viver, mas não só. Num formato temático, chamar-se-á "Parar para Pensar", onde serão apresentados filmes, divulgados sessão a sessão, que propõem uma série de reflexões sobre o ponto de situação em que estamos enquanto Humanidade, aprofundando questões sociais, ambientais, humanas... mas também, chegados até aqui, que outras respostas e/ou soluções se apresentam? 

A pandemia que nos assolou fez parar o mundo, mas muitos pedem já um regresso rápido à normalidade. Que normalidade, perguntarão outros? Essa normalidade que nos empurra cada vez mais para uma crise maior, relacionada com as alterações climáticas, com iguais ou maiores repercussões ambientais e sociais, como refere o secretário geral da ONU António Guterres? Serão tempos difíceis os que se avizinham, mas não podemos de deixar de defender igualmente que "este é o momento de garantir que a reconstrução económica vai tornar a nossa economia e a nossa sociedade mais resiliente, mais sustentável e mais inclusiva." (Manifesto por uma recuperação económica justa e sustentável em Portugal).
Das respostas globais às intervenções locais, este é um ciclo para mergulharmos no sentido da vida, na celebração da riqueza da diversidade humana, naquilo que sabemos fazer melhor e na reinvenção constante da história.

A par do filme, lançaremos o desafio a alguns convidados para que façam pequenas intervenções sobre o tema e/ou o filme (vídeo-comentários*), que serão colocados online no facebook do Café com Filmes após cada sessão.

*Clicar sobre o nome de cada um dos convidados para ir diretamente para os vídeos
_______

SESSÕES REALIZADAS:

1ª Sessão (30 de Abril)
FILME > "Amanhã"
Tema > "As Alterações Climáticas, Mudança de Paradigma, Novas Soluções"
Convidados > André Vizinho e Nuno da Silva (Transição Portugal); Christophe e Ana (Projeto Criana).

2ª Sessão (14 Maio)
FILME > "66 Cinemas"
Tema > "O Presente e o Futuro do Cinema"
Convidados > Philipp Hartmann (realizador do filme); Rui Pereira (distribuidor e programador de cinema, Zero em Comportamento); Vítor Ribeiro** (cineclube de Joane).
**excepcionalmente em formato conversa

3ª Sessão (21 Maio) 
FILME > "Sonhando Um Lugar"
Tema > "A desertificação do interior, o despovoamento de certos territórios, as novas respostas, interrogações e sonhos/sementes que se lançam à terra; o caminho do desenvolvimento local e o contributo que as artes podem dar a este processo"
Convidados > Mário Branquinho (diretor Festival CineEco); Madalena Victorino e Giacomo Scalisi (direcção artística e programação do projeto Lavrar o Mar); Frederico Lucas (cofundador do programa Novos Povoadores).

4ª Sessão (4 Junho) 
FILME > "Family Romance LLC"
Tema > "A solidão dos tempos modernos, o isolamento (apesar de toda a hiperconectividade), as relações humanas, o lugar da comunidade, as vidas virtuais, o que é realidade ou mentira, os limites da ética…"
Convidados > Cristina Taquelim (mediadora de leitura, Cooperativa Chão Nosso); Selma Mosquera (direção da Associação de Migrantes de Torres Vedras); Jerusa Lopes (técnica de projetos) e Francesca Sanna (voluntária do CES - Corpo Europeu de Solidariedade) Associação Juvenil de Deão; Hugo Cruz (criador e diretor artístico do MEXE – Encontro Internacional de Arte e Comunidade). 

5ª Sessão (18 Junho) 
FILME > "Citizenfour"
Tema > "Os Desafios Atuais e Futuros da Democracia"
Convidados > Fernando Moital (projetos: "Coronavias", "Évora 2.0" e "A Semear a Democracia" entre outros); Hugo Barros (direção do sindicato CENA-STE); Tiago Carrondo (direção da ANSOL - Associação Nacional para o Software Livre)

______

6ª Sessão (3 Julho, 6ªfeira):
FILME > "Artistes de la Vie"
Tema > "Novos Começos, Mudanças, Histórias de Vida, Cooperação"
Convidados > Rita Pinheiro, Sofia Catarino e Rita Caetano (Cowork Torres Vedras); Isabel Valle (Bambual Editora); Eunice Maia (Maria Granel); Inês Monteiro (Movimento Transformers); António Gonçalves (Lab Aberto Fab Lab Torres Vedras)

Sessão Especial, em simultâneo, ao Ar Livre (Estacionamento do Teatro-Cine) e Online

Nota: Esta última sessão  foi realizada já fora do âmbito do programa "Emergência Cultural Torres Vedras" e teve dois formatos possíveis (presencial e online), cabendo ao espectador escolher a que preferia.




Outras notícias
Outras notícias

Estreia do filme Olhar em Roda

O ATV - Académico de Torres Vedras irá estrear o seu primeiro filme com o título Olhar em Roda, numa sessão especial do ciclo Café com Filmes, no próximo...

Saber mais

Iniciou a nova temporada do Café com Fi

13/01/12 00:00

Ano novo, vida nova. Teve início no dia 12 de Janeiro, no Teatro-Cine de Torres Vedras, a nova temporada do Café com Filmes. Numa renovada parceria entre o ATV e o Teatro-Cine, e...

Saber mais

Dia 22 de Março - Café com Filmes - ex

09/03/12 00:00

Dia 22 de Março o Café com Filmes exibe o últimofilme deste trimestre, As Quatro Voltas de Michelangelo Frammartino, umfilme poético sobre a relação do...

Saber mais

AINDA NÃO ÉS SÓCIO ATV ?