Projeto Somos Comunidade é, cada vez mais, uma realidade

Após o ATV – Académico de Torres Vedras ter tomado conhecimento que tinha sido apoiado pelo programa Bairros Saudáveis e que finalmente o Projeto Somos Comunidade ia mesmo arrancar em outubro de 2021, - começou a preparar-se o seu início. Ainda não era possível fazê-lo no edifício onde irá funcionar em pleno num futuro próximo (na Rua do Matadouro, casa intervencionada pelo município de Torres Vedras, parceiro do projeto), mas isso não demoveu a associação e os participantes, pelo que decidiu-se avançar numa sala (a Oficina 5) que o CAC – Centro de Artes e Criatividade cedeu para o efeito.

Teve o seu início oficial, com uma apresentação ao público, no dia 4 de novembro de 2021 e, de então para cá, viu aumentar o grupo de participantes que constituem o «núcleo duro» de trabalho, de quatro para dez pessoas (voluntários), entre atuais ou antigos (e até futuros) moradores, com raízes afetivas ou profissionais ao território, que vai da Encosta de São Vicente ao Bairro dos Ameais.

Num primeiro momento, contou com a participação de vários convidados, que trouxeram um pouco da sua experiência em projetos afins ou capacitando o grupo com alguns conhecimentos técnicos sobre fotografia, jornalismo ou vídeo. Em formato presencial ou em sessões à distância (via internet), foram eles o Pedro Roque (fotógrafo), o Fernando Moital (dinamizador e ativador de projetos comunitários e de cidadania), a Joana Timóteo (jornalista e animadora, ON FM/Torres Vedras Web), o José Barbieri (Memória Imaterial / Memória Media), o Carlos Fraga (realizador), o Ricardo Martins (ALVA Creative Collab) e o Miguel Horta (mediador cultural).

Entre o dia 4 de novembro de 2021 e o dia 17 de março de 2022, realizaram-se 27 sessões participativas, por norma com uma regularidade de duas sessões por semana e três sessões extra para a realização de gravações no exterior. Foi um período intenso, mas muito rico em experiências, que muito contribuiu também para o crescimento do próprio grupo (a maioria das pessoas não se conhecia entre si).

Num segundo momento, foram imaginadas as rubricas e conteúdos que o Jornal e a TV poderiam abordar (agora ou no futuro) e preparou-se a imagem gráfica. Foram referenciadas várias pessoas que seriam interessantes de conhecer e falar e começaram as entrevistas. Existe a expetativa de que, com o desenrolar do projeto, consiga-se chegar a um maior número de pessoas e da forma mais aberta e diversificada possível. Da mesma forma, mas em sentido inverso, várias pessoas foram ao encontro do projeto para partilhar informações e/ou fotos. O ATV agradece a todos a participação.
 
O processo tem vindo a ser registado na página de Facebook do projeto (https://www.facebook.com/projetosomoscomunidade) e em breve estará disponível um site oficial. Nesta rede social, para além das notícias do projeto, foram sendo partilhados também artigos ou entrevistas de outros projetos ou pessoas que têm servido de inspiração ou motivação (à data de escrita deste texto, tinham sido feitas 48 publicações).

No início de abril, deverá sair o primeiro número do Jornal, seguindo-se depois o episódio da TV comunitária.

Já muito foi feito, mas quer-se fazer muito mais e convidar outros tantos a participar. Só se pode «ser comunidade», em conjunto e em presença, se dermos um pouco do nosso tempo, das nossas ideias, do nosso fazer. Dentro das possibilidades e vontade de cada um. De forma positiva e em colaboração.

Quem aceita o desafio?




Outras notícias
Outras notícias

Projeto Somos Comunidade arrancou este m

10/11/21 00:00

O Projeto “Somos Comunidade” teve o seu início em outubro de 2021 e é promovido pela Associação ATV – Académico de Torres Vedras, sendo...

Saber mais

Projeto Somos Comunidade - Lançamento d

13/05/22 00:00

O jornal do projeto Somos Comunidade teve a sua “estreia” com o lançamento da edição número um no passado mês de Abril, tendo sido distribuído...

Saber mais

AINDA NÃO ÉS SÓCIO ATV ?