Programação // Semana do Xadrez


Sessão de Formação de Professores "Introdução ao Ensino de Xadrez"
QUI | 20 de abril | 21h00 | Online (Inscrições abertas)

Pretende-se nesta sessão identificar os benefícios da prática de xadrez na formação dos jovens e apresentar várias metodologias de como o concretizar em ambiente de ensino básico e secundário. O ênfase da sessão é no domínio pedagógico, assume-se que o participante conhece as regras fundamentais do xadrez. Na sessão será abordado como organizar a atividade em sala de aula, como organizar um plano de modo no sentido de aumentar o interesse do jovem e fomentar a passagem de competências.

Serão apresentados vários mini-jogos pedagógicos que se podem desenvolver tendo por base o jogo de xadrez. Serão apontadas igualmente algumas referências digitais de referência para jogo online e consulta de informação. O formador, Ricardo Alves, adquiriu a sua primeira formação como monitor de xadrez em 2007 e atualmente é professor de xadrez em várias escolas de Lisboa e desenvolve atividade de formação num clube em Lisboa.


Xadrez nas Escolas
Semana de 24 a 28 de abril | Empréstimo a longo prazo

Durante esta semana a prática do xadrez é fomentada nas escolas básicas e secundárias aderentes ao projeto. Para tal é disponibilizada nas escolas, material de apoio à modalidade (kit de tabuleiro com peças) e pequenos manuais com regras. A prática é livre a todos os participantes. Serão igualmente agendadas sessões de promoção da modalidade onde os praticantes podem esclarecer questões e aprofundar as suas técnicas de combate.

Torneio de Jovens
DOM | 30 de abril | 09h30 | Pavilhão da Escola de São Gonçalo (Inscrições abertas)

O Torneio de Jovens promovido pela Associação de Xadrez de Lisboa faz parte da ação de divulgação da atividade junto dos mais jovens. Pretende-se disponibilizar aos jovens do concelho de Torres Vedras, e concelhos vizinhos, a oportunidade de participar numa competição de xadrez organizada com o apoio da Associação de Xadrez de Lisboa.

O torneio disputa-se em regime suiço (os jogadores vão jogando com adversários que tenham uma pontuação próxima). O torneio é composto de 5 rondas, jogadas em partidas de 10 minutos. Podem jogar jovens dos escalões de sub16, sub14, sub12, sub10 e sub08. Existirão medalhas para os três primeiros de todos os escalões. O torneio inicia-se às 9:30 e a primeira ronda tem início às 10:00. A entrega de prémios estima-se que ocorra às 12:30.

Taça de Lisboa: Ronda VI
DOM | 30 de abril | 15h00 | Pavilhão da Escola de São Gonçalo (Inscrições abertas)

A Taça de Lisboa é uma prova tradicional na prática do Xadrez no Distrito de Lisboa. É uma competição realizada em regime clássico (partidas lentas) com um ritmo de 90 minutos por jogador com um incremento de 30 segundos por lance. A competição é composta por 7 rondas e em cada ronda uma equipa joga com outra equipa adversária em quatro tabuleiro. O resultado do encontro é resultado dos 4 jogos. Na edição de 2022/2023 conta com a participação de 23 clubes do distrito de Lisboa e o Académico de Torres Vedras (ATV) é um desses clubes.

Xadrez para Todos
SÁB | 6 de maio | 10h30 | Praça do Município Torres Vedras
(Integrado na Feira Rural) 

É dia de trazer o xadrez para a rua. Nesta atividade o clube de Xadrez do ATV - Académico de Torres Vedras fará a sua sessão semanal integrada na Feira Rural. A sessão destinada à divulgação da atividade para novos praticantes. Todos os interessados na modalidade são bem-vindos. Desde os que não conhecem as regras mas gostariam de aprender, aos que já conhecem as regras e estão disponíveis a aceitar o desafio de jogar com os elementos do clube. Vem, escolhe um tabuleiro e empurra as peças. A vitória é um resultado possível!

Com o Apoio da Associação de Xadrez de Lisboa (AXL)

AXL.jpg

Nota: Clica em cada uma das atividades para mais informações ou inscrições.


Outras notícias
Outras notícias

Homenagem a Avelino Mano

Faleceu, dia 23 de fevereiro, Avelino Mano, sócio do ATV e elemento do núcleo de xadrez. O Avelino foi, desde o primeiro momento, uma peça fundamental na...

Saber mais

Xadrez Nacional da III Divisão

24/01/11 00:00

Xadrez Nacional da III Divisão: ATV vence e assume a liderança da série   A prestação do ATV na presente época xadrezística continua marcada...

Saber mais

Xadrez - Nacional da III Divisão

02/03/11 00:00

Xadrez: Nacional da III Divisão, ATV volta a vencer, e disputará a subida de divisão até à última jornada   A 26 de Fevereiro disputou-se...

Saber mais

AINDA NÃO ÉS SÓCIO ATV ?