Projeto Atitude Positiva celebrou vigésimo aniversário

No passado dia 8 de setembro, o projeto Atitude Positiva, promovido pelo ATV, comemorou o seu vigésimo aniversário através da realização do I Encontro de Aprendizagem Socioemocional, nos Paços do Concelho, onde foram apresentados resultados consistentes de duas décadas de sucesso junto de psicólogos, professores e autarcas interessados nesta temática. 
 
Ao longo do dia decorreram diversas palestras e workshops temáticos que abordaram as políticas e práticas educativas; os 20 anos do projeto Atitude Positiva; a aprendizagem socio-emocional ao longo da escolaridade e da vida; o lugar da tecnologia nos programas de aprendizagem socio-emocional, entre outros.
 
Contou com a presença de vários convidados internacionais, nomeadamente no Keynote "Promoting social emotional learning, mental health and well being in educational settings in Latvia" com a Professora Baiba Martinsone, da University of Latvia e, num dos workshops: "Storytelling: The Creation and adaptation of narrative for different cultures", com Gloria Mittmann e Adam Barnard (D. O. T, Projeto ASPire), enquanto orador principal.
 
Iniciado no ano letivo 2003/2004, com o apoio do municipio, afirma-se como um projeto de referência para o país inteiro pelo impacto que tem - com cerca de 25 mil alunos abrangidos - na comunidade escolar, nos concelhos de Torres Vedras e do Cadaval, ao promover o desenvolvimento socioemocional, o sucesso escolar e prevenir comportamentos de risco junto dos alunos do 1.º, 2.º e 3.ºciclos.
 
A equipa constituída pelos técnicos Vítor Coelho, Ana Maria Romão, Sofia Saldanha, Patrícia Silva, Vanda Sousa, Marta Marchante e Patrícia Brás, tem sido os responsáveis pelas conquistas sucessivas, sendo reconhecidos pelo seu contributo no domínio da investigação ciêntifica, contribuindo assim para visibilidade internacional deste projeto. Num total de 35 artigos, 2 deles foram divulgados na mais importante revista mundial da especialidade de Psicologia da Educação.
 
Na sessão de encerramento, a Vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, reforçou a sua confiança enquanto parceira institucional, ao considerar que este projeto tão ambicioso, em fase de expansão, deverá servir de inspiração para a criação de Política Pública Nacional, de âmbito educativo, a implementar em todas as escolas do país, porque contribuiu de forma decisiva para o futuro dos jovens.
 
Juntos transformamos vidas!


Outras notícias
Outras notícias

ATITUDE POSITIVA EM REPRESENTAÇÃO INTE

20/07/11 00:00

ATITUDE POSITIVA EM REPRESENTAÇÃO INTERNACIONAL Integrado num conjunto de acções de divulgação, o Projecto Atitude Positiva, que se trata de um projecto...

Saber mais

Bastonário da Ordem dos Psicólogos e V

23/03/12 00:00

O projecto "Atitude Positiva", promovido pelo Académico de Torres Vedras e com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, que visa o desenvolvimento de competências...

Saber mais

O projeto Atitude Positiva (ATV) realizo

11/06/13 00:00

No passado dia 7 de Junho, no âmbito do Programa Transição Positiva, o projeto Atitude Positiva (ATV) realizou um peddy-paper com os alunos do 4º ano das Escolas EB1...

Saber mais

AINDA NÃO ÉS SÓCIO ATV ?