O Projeto “Somos Comunidade” teve o seu início em outubro de 2021 e é promovido pela Associação ATV – Académico de Torres Vedras, sendo financiado, no biénio 2021-2022, pelo programa Bairros Saudáveis, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.
Atua nos territórios da Encosta de São Vicente, nos Bairros da Floresta, Matadouro, Reis, Barreto, Cruz das Almas e dos Amiais, em Torres Vedras, promovendo o exercício da cidadania e a participação ativa da comunidade, mobilizando para isso as artes e diversas ferramentas e meios de comunicação.
Propõe-se criar uma TV e um Jornal Comunitários, bem como os Quiosques da Utopia* (distribuição do jornal e recetor de desejos da comunidade), querendo com isto criar novos sentidos, vivências e relações no território, fazendo eco das histórias de vida e dos sonhos dos habitantes, através de meios diferenciadores, capazes de chegar a vários públicos. Inicialmente irá funcionar numa sala do CAC – Centro de Artes e Criatividade (oficina 5, que tem comunicação direta para a praça), passando depois, num futuro próximo, a contar com um edifício dedicado**, o que irá permitir também o desenvolvimento de outras valências para a comunidade.
A apresentação do projeto Somos Comunidade, aconteceu no passado dia 4 de novembro, num convite aos moradores para a participação nas iniciativas aprovadas na candidatura ao programa Bairros Saudáveis. Esta apresentação contou com a presença da Vereadora da Cultura e Desenvolvimento Social, Ana Umbelino, assim como do Diretor Executivo do Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras, Rui Brás.
Nesta apresentação, o técnico responsável pelo projeto do ATV, Gonçalo Oliveira, destacou 5 pilares fundamentais que norteiam a atuação do Somos Comunidade: a relação com os moradores e intervenientes deste projeto; a capacitação em termos técnicos para que os mesmos possam envolver-se no desenvolvimento das propostas; a participação nas sessões de trabalho; a reflexão e a ação.
* Conceito inspirado numa ideia concebida pelo autor de banda desenhada José Carlos Fernandes.
** Integrado no PAICD (Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas) e no PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano), sendo a edificação e espaço envolvente respetivos cedidos no âmbito de uma parceria que visa a Regeneração Urbana e Social da Encosta de São Vicente.