O Projeto Somos Comunidade, promovido pelo ATV - Académico de Torres Vedras, publicou recentemente a 7.ª edição do seu jornal comunitário, com uma imagem gráfica melhorada e paginação mais profissional.
Nesta nova edição, a primeira rubrica “Vozes d’aqui” é sobre o percurso de vida de Lúcia Félix - moradora de longa data no Bairro Reis. A história da Encosta de São Vicente é contada nas rubricas: “De trás para a frente”, onde se revelam as memórias do Café Xeirinho e a curiosa origem desta designação; na rubrica “Tá na placa” é homenageado Leonel Trindade - rua onde está localizado o Centro de Artes e Criatividade; e ainda na rubrica “Mostra-me como foi” é possível ver um antes e depois da Fonte dos Amores, no Parque do Choupal.
A voz dos cidadãos é ouvida nas rubricas “Gosto/ Não gosto” e “Quiosque da Utopia”, onde cada morador diz de sua justiça o que está bem ou mal no seu bairro. Humor não podia faltar e, por isso, a rubrica “Boca no Trombone” é um cartoon satírico, assinado pelo desenhador Mordaz, desta vez sobre o corte abusivo de árvores.
E, como a vida nos bairros mudaram e, tem tido muitas atividades semanais desde 2023, a rubrica “Nós e os outros” partilha as notícias dos diversos bairros, - com tudo o que tem acontecido no espaço do Projeto Somos Comunidade. Além destas, existem rubricas de opinião, retratos fotográficos, curiosidades dos bairros, desenhos de rua, receitas culinárias e muito mais.
Este jornal é assim um megafone das histórias de vida e dos sonhos dos habitantes da Encosta de São Vicente composta pelos Bairros do Forte, Choupal, Cruz das Almas, Floresta, Matadouro, Reis, Barreto e Ameais. É, também, um espaço de partilha de ideias e soluções que - para resolver problemas comunitários - , pretende ouvir, envolver e dar voz às pessoas deste território.
Através de uma perspetiva construtiva, tem como intenções: incentivar a mudança, influenciar decisões e aumentar o impacto dos cidadãos na democracia local. A abordagem de proximidade do jornalismo comunitário apela à ação, tendo em vista a transformação sociocultural de um território periférico com pouca participação cívica, maioritariamente composto por seniores. Recorde-se que, entre 2014 e 2017, existiu um jornal deste género no centro histórico de Torres Vedras, o Mila Gaipa.
O Jornal Somos Comunidade é composto por 12 páginas com rubricas distintas, tem periodicidade trimestral e uma tiragem de 300 exemplares, sendo distribuído gratuitamente porta-a-porta na Encosta de São Vicente. A versão digital está disponível para leitura na plataforma Calameo.
| A publicação deste jornal conta com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras. |