Uma noite de muitas surpresas inesquecíveis!
No dia 21 de junho, o projeto Somos Comunidade - ATV, dinamizou um animado Arraial de Santos Populares na Encosta de São Vicente.
Com os tradicionais petiscos, este evento comunitário atraiu centenas de moradores e visitantes, proporcionando assim uma noite inesquecível para reavivar uma tradição do passado - as típicas fogueiras e convívios que se realizavam por esta época nos Bairros do Matadouro, Reis e, do Forte.
A animação ao longo da noite foi garantida pelo grupo musical Vira Vadio que, num dueto único com o Coro Música Sem Idade, deste projeto, surpreendeu todos os presentes ao cantar e dançar a Marcha da Cidade de Torres Vedras, escrita por Leonor Madeira, que destaca estas gentes numa expressão como: “Sou Forte de São Vicente. Sou castelo de saudade. Orgulho da minha gente. Sou Torres Vedras Cidade (…).”
"Este ano fizemos uma festa ainda maior, com mais novidades e agregando mais pessoas na sua organização. O nosso objetivo, com este tipo de eventos, é o de fortalecer os laços entre as pessoas, aumentando o sentido de comunidade. As tradições ajudam a reatar as boas memórias e a união em torno do mesmo objetivo. Ver tantas pessoas reunidas, celebrando juntas, é a prova de que é possível unir as comunidades destes oito bairros da Encosta de S. Vicente: Forte, Choupal, Cruz das Almas, Floresta, Matadouro, Reis, Barreto e Ameais”, afirmou Ana Cláudio, coordenadora deste projeto.
A Encosta de São Vicente, noutros tempos conhecida como os “Bairros dos Esquecidos”, conseguiu através deste arraial demonstrar mais uma vez que é possível fazer diferente e fortalecer o espírito de união na comunidade.