Café com Filmes - EM BUSCA DE SENTIDO
12-12-2017
Ver evento"O MEU TIO" vem inaugurar uma nova área de programação, do Café c/Filmes, o Lugar ao Clássico, que uma vez por trimestre, viaja por um filme/autor emblemático da história do cinema .
.
O Meu Tio
França, 1958
.
O senhor e a senhora Arpel têm uma casa moderna num quarteirão asséptico. Eles têm tudo, conseguiram tudo, na casa deles é tudo novo: o jardim é novo, a casa é nova, os livros são novos. Neste universo tão confortável, tão clean, tão hich-tech, tão bem programado, o humor, os jogos e a sorte não têm lugar. E o filho Gérard aborrece-se de morte. É então que irrompe o irmão da senhora, o tio, o Sr. Hulot. Personagem inadaptada, habituada ao seu mundo caloroso, vai, para delírio do sobrinho, virar tudo de pernas para o ar.
“Mais importante do que escolher um filme de Tati, génio absoluto do séc. XX, é recordar a maneira como a sua personagem imortal, o sr. Hulot, se insurge contra a abstração do mundo moderno, apostando tudo na inteligência do espectador. (…) Ele é o grande crítico do nosso tempo – e convida-nos a sorrir com ele. É o mais terno dos heróis. E talvez o mais triste.”
.
Francisco Ferreira, Atual - Expresso
.
Festival de Cannes, 1958
Prémio Especial do Júri e Nomeação Palma de Ouro
.
Realização Jacques Tati
Elenco Jacques Tati, Dominique Marie, Jean Pierre Zola, Adrienne Servantie, Lucien Fregis
Género Comédia
Duração 111 min
Classificação Etária M/6
Hora 21:30
.
TRAILER
http://www.youtube.com/watch?v=vqVpQ6S0BDA
.
Co-produção ATV