Orientação em BTT
05-07-2016
Ver eventoO ATV irá organizar no dia 7 de Setembro de 2013, três atividades de Orientação de diferentes disciplinas, todas elas abertas a todos os interessados, com ou sem experiencia na modalidade. Todas as atividades têm partida e chegada no Parque Verde da Várzea.
Às 15h00 terá inicio a prova principal de Orientação de Precisão, que é integrada no Ranking Nacional da Federação Portuguesa de Orientação e irá contar com a participação dos melhores atletas nacionais desta disciplina.
Com inicio às 17h00 decorre uma prova de Orientação Pedestre urbana, com dois percursos distintos, que irá proporcionar aos participantes um passeio com mapa pelas ruas de Torres Vedras. O percurso “curto” decorre integralmente no Parque Verde, sendo portanto especialmente adequado à participação de crianças, uma vez que não implica a travessia de qualquer estrada.
A partir das 19h00 abrimos a possibilidade de realizar um percurso de Orientação urbano em bicicleta, ORI-AGOSTINHAS, sendo obrigatório o uso das “Agostinhas”, que serão disponibilizadas no local de partida no Parque Verde.
A Orientação de Precisão é uma disciplina da Orientação, particularmente vocacionada para pessoas com mobilidade limitada, podendo todos competir em igualdade de circunstâncias. Os participantes podem usar meios auxiliares de locomoção, mesmo cadeiras de rodas elétricas ou serem ajudados na deslocação por outras pessoas. Nesta disciplina da Orientação apenas é avaliado o desempenho técnico dos participante e não a sua capacidade física.
Os competidores deslocam-se ao longo de um percurso marcado num mapa e são confrontados com pontos de controlo com várias balizas no terreno. Dispõem de um mapa muito pormenorizado e de descrições dos controles (sinalética). Com essas informações, têm de decidir qual das balizas corresponde ao elemento do mapa indicado pelo centro do círculo. São apenas permitidas deslocações ao longo do caminho, mas não é autorizada a aproximação às balizas de controlo no terreno.
As balizas são designadas pelas letras A a E, tal como se observam da esquerda para a direita a partir de um ponto de decisão marcado no terreno e o resultado é registado
marcando o respectivo quadrado no cartão especial de controlo. Alguns pontos de controlo têm tempo cronometrado para a tomada de decisão, sendo registado o tempo que cada participante demora a tomas a sua decisão. Este tempo é registado e usado para desempate entre aqueles que tenham o mesmo número de respostas corretas.
Uma forma diferente de conhecer Torres Vedras!