25 anos de ATV, a viver o melhor de nós

capasite2.jpg

O ATV comemorou 25 anos de existência no dia 11 de fevereiro de 2020 e para celebrar tão importante data, organizou uma sessão comemorativa no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras onde,  para além da tradicional entrega de prémios, assistiu-se à estreia de um documentário realizado por Ricardo Martins, evocativo deste quarto de século da vida da associação. Foi ainda um dia assinalado pela inauguração da nova sede do ATV situada na Praça do Município.

Ao longo destes 25 anos de vida foram muitas as pessoas que colaboraram com a associação, voluntária ou profissionalmente, desenvolvendo atividades, eventos e projetos e para as quais o ATV agradece profundamente o muito tempo que disponibilizaram das suas vidas.

Muitas atividades foram surgindo, outras desaparecendo, criando uma dinâmica perpétua de crescimento e consolidação do ATV. Entre os sócios houve sempre aqueles que de forma abnegada se dispuseram a dar ainda mais um pouco de si e assumiram a responsabilidade de fazerem parte dos corpos sociais impulsionando, com o seu empenho, uma dinâmica muito própria que é reconhecida por todos no ATV.

Quanto à sessão em si, esta iniciou com um discurso do presidente do ATV, Valter Lucas, que agradeceu aos parceiros institucionais, aos parceiros do Forum das Associações Culturais, aos mecenas e apoios, aos funcionários e colaboradores, aos sócios e a todos os que de alguma forma contribuíram e têm colaborado com a associação. Lançou também um alerta para os desafios presentes e futuros que a sociedade humana terá de lidar, nomeadamente as alterações climáticas ou a inteligência artificial, e para as quais será necessário cimentar a coesão social, apelando a todos que participem ativamente na e para a comunidade.

Assistiu-se depois ao filme, que constitui uma janela no tempo, visionando tanto memórias passadas como possibilidades para as próximas gerações, entre entrevistas, registo de atividades, onde foi feito um percurso pelas várias sedes por onde o ATV foi passando e que lhe permitiram crescer, não deixando de homenagear visualmente a própria cidade de Torres Vedras.
(Vê aqui o filme)

Seguiu-se  a entrega do “Prémio Futuro +” instituído pelo ATV e que tem como objetivo distinguir instituições torrienses que se tenham destacado no trabalho desenvolvido com a comunidade e em especial com os jovens. 

Este ano, o ATV atribuiu o prémio à Associação Sealand Santa Cruz, que foi recebido pelo presidente da direção Frederic Rebelo, pelo trabalho desenvolvido na formação e sensibilização de jovens para atividades nos domínios desportivo, ambiental, cultural e artístico, promovendo o desenvolvimento local e a valorização de Santa Cruz.

Em seguida, o prémio de Sócio do Ano, foi entregue a Pedro Matos, pelo papel desempenhado ao longo dos últimos anos como principal pilar da atividade de Montanhismo e Escalada do ATV e como dirigente na Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada. No ano de 2019, além de contribuir de forma voluntária com o seu dinamismo, entusiasmo e altruísmo para a atividade geral desenvolvida pelo ATV, voltou a contribuir de forma decisiva para o aumento do número de jovens praticantes da modalidade de Escalada, os quais incansavelmente acompanha em todas as provas do campeonato nacional e em provas internacionais. 

Continuando as distinções, a Presidente da Mesa da Assembleia Geral do ATV, Matilde Rebelo, contemplou com diplomas de “dedicação e bons serviços” e com emblemas de prata, os sócios que completaram 10 e 25 anos de filiação respetivamente.

Sócios que completaram 10 anos: Ana Dulce Avelino; Pedro Bento; Andreia Engenheiro; Brígida Filipa Lucas; Cláudio Tereso; Maria Fátima Belchior.

Em relação aos sócios que completaram 25 anos, foram eles: Luís Eurico Firmino; Paula Patrício; Vítor Figueiredo; Patrícia Patrício; Célia Dores; Patrícia Martins; Gilda Ferreira; Pedro Mateus; Maria de Lurdes Oliveira; Fernando Alves; Maria Helena Santos, com destaque para a maioria dos sócios fundadores: Francisco Rodrigues; Nuno Pinheiro; Joaquim Carvalho; Rui Estrela da Silva e Pedro Miguel Estrela da Silva.

A noite terminou com a inauguração da nova sede, tendo a vereadora Ana Umbelino proferido umas palavras alusivas ao momento.

Para as obras de renovação que foram necessárias realizar no espaço, com vista a adaptá-lo para acolher quer o secretariado quer algumas das atividades do ATV, contou-se com o apoio das seguintes empresas: Pax Ótica; Ferragens Bacalhau; Hipoloeste; Sollac e Dinâmica Jardins.

Por fim, mas não menos importante, um agradecimento para os nossos parceiros que nos apoiaram em mais um ano que passou: A3 Artes Gráficas, Pax Óptica, Loja de Seguros, Ferragens Bacalhau, Valanálises e Farmácia Santa Cruz, Hipoloeste, Wall Street English, On FM e ao principal parceiro institucional, a Câmara Municipal Torres Vedras.


 
 
 

 



Outras notícias
Outras notícias

Dia do ATV - 16º Aniversário

16/02/11 00:00

  No passado dia 12 de Fevereiro, o Académico de Torres Vedras (ATV), celebrou o seu 16º aniversário, convidando toda a comunidade a partilhar a alegria de mais um ano...

Saber mais

Dia do ATV - 17º Aniversário

11/02/12 00:00

O ATV completou mais um ano no dia 11 de Fevereiro, e à semelhança do ano anterior, festejou o 17º aniversário com multiatividades a envolver toda a comunidade...

Saber mais

Dia ATV - 18º Aniversário

18/02/13 00:00

O Académico de Torres Vedras (ATV), nasceu como associação juvenil há 18 anos e é hoje uma das associações mais ativas no concelho de Torres Vedras,...

Saber mais

AINDA NÃO ÉS SÓCIO ATV ?