Espetáculo de Teatro Imersivo na Floresta “invade” a Ermegeira

O Parque da Ermegeira recebeu durante dois dias um espetáculo-homenagem ao mundo dos livros (e a um em particular), intitulado 451 - LIVROS POR DENTRO, FOLHAS POR FORA.

Este espetáculo, que contou com duas apresentações, realizou-se nos dias 10 e 11 de setembro de 2021, no Parque da Ermegeira, no âmbito do Plano Local de Leitura 2020-27 / Torres Vedras – Uma Comunidade Leitora.

Uma experiência memorável para todos - não só pelo facto de se fazer um teatro imersivo na floresta, inserido num plano de incentivo à leitura - mas também porque resultou igualmente do desejo de um grupo de jovens para que houvesse teatro na sua freguesia.

Organizado pelo ATV – Académico de Torres Vedras, o 451 – Livros por Dentro, Folhas por Fora, foi criado com a comunidade, teve um processo de formação teatral que decorreu de maio a setembro e resultou num espetáculo que foi uma experiência artística de descoberta, tendo por base um percurso pedonal e intimista pela floresta, à noite, com banda sonora interpretada ao vivo.

Os principais parceiros deste projeto e a quem conduzimos o nosso maior agradecimento, foram a Câmara Municipal de Torres Vedras / Biblioteca Municipal de Torres Vedras / Espaço Primavera - Centro Municipal da Juventude e a Sociedade Filarmónica Ermegeirense, sendo que esta última albergou-nos durante todos estes meses na sua sede, aos sábados, para os ensaios. Para além disso, ainda contamos com a sua incrível colaboração artística no próprio espetáculo, através da interpretação musical. 

De referir ainda que, para que esta intervenção artística ganhasse forma e se levasse a bom porto a concretização do espetáculo, foi necessário a conjugação de vários esforços e vontades, lutando contra todas as adversidades e dificuldades que foram surgindo, nomeadamente relacionadas com o contexto de pandemia vigente.

De realçar o trabalho, empenho e compromisso de todo o grupo que contribuiu para este projeto, desde os atores e músicos, bem como todos os responsáveis pela logística, produção, registo fotográfico e vídeo, imagem gráfica, secretariado e especialmente à encenadora Natália Vieira, que abraçou esta aventura de forma tão generosa e disponível. Reforçaram-se ainda amizades e desejos de unir cada vez mais a natureza à cultura, sedimentados na colaboração entre associações.

Este espetáculo, realizado num percurso a pé, imersivo, num espaço florestal, com paragem por diversos pontos, guiados por um cicerone, teve a duração de aproximadamente 1 hora, juntando mais de 45 pessoas de assistência nos dois dias de espetáculo, onde estiveram envolvidas mais de 25 pessoas – entre atores, encenadora, músicos e apoio à produção.

Para todos aqueles que não tiveram oportunidade de assistir a este evento de forma presencial, deixamos o convite a estarem atentos, pois em breve iremos disponibilizar o registo videográfico do mesmo.


Outras notícias
Outras notícias

Reposição da Peça de Teatro -

25/02/12 00:00

Foi vista pela última vez em cena por um público de mais de duzentas pessoas que aplaudiram de pé com um sorriso no rosto. O elenco foi constituído por: Ana Maria...

Saber mais

Audições para a nova peça de teatro

12/03/12 00:00

No passado dia 12 de Março de 2012, realizaram-se as audições para a nova peça de teatro "O Tio Vânia" de Anton Tchekhov. Os doze atores que prestaram provas...

Saber mais

O grupo de Teatro do ATV participou no D

21/03/12 00:00

No passado dia 21 de março, foi o dia mundial da poesia, a Câmara Municipal, o Teatro Cine e a Biblioteca Municipal de Torres Vedras organizaram um evento de comemoração...

Saber mais

AINDA NÃO ÉS SÓCIO ATV ?