No Dia Internacional do Voluntariado, o ATV foi ouvir, envolver e dar voz aos jovens!
O futuro do Associativismo são os jovens e foi com este propósito que, no dia 5 de dezembro, o ATV celebrou o Dia Internacional do Voluntariado - uma data instituída pelas Nações Unidas, em 1995, para incentivar a participação cívica em todo o mundo.
Esta celebração decorreu na Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO) com um encontro inspirador que conectou os jovens à missão da Associação, conhecendo o seu impacto a nível cultural, desportivo e social.
Depois desse momento, houve lugar a um concurso de ideias que desafiou os jovens a pensarem em projetos inovadores e refletirem sobre o papel que cada voluntário pode desempenhar e, posteriormente, executar.
A estratégia do ATV para envolver a juventude na dinâmica da Associação tem sido criar ou adaptar atividades de acordo com os interesses das novas gerações, daí a abertura a novas ideias que incentivem os jovens torrienses a participar mais. Exemplo disso é o “Café com Filmes”, que aposta na exibição quinzenal de filmes menos conhecidos pelo grande público para todos os gostos e idades -, no Teatro-Cine de Torres Vedras.
A nível cultural, os workshops temáticos de Fotografia, que vão desde o retrato à edição, serão a grande novidade em 2025. Além disso, são esperadas novas edições do After Six Live Concert em vários pontos da cidade, tendo em vista a realização de um evento especial no “rooftop” dos silos do antigo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) com vista panorâmica para toda a cidade.
No próximo ano, o Académico de Torres Vedras assinala o seu 30.ºaniversário – um marco importante na história do Associativismo torriense, sobretudo pelo dinamismo que gerou em todo o concelho com iniciativas culturais descentralizadas e projetos com elevado impacto social reconhecido.