A música tem o poder de unir gerações e manter vivas as tradições!
Foi com esse espírito que a celebração do Dia de São Vicente ganhou vida mais uma vez, com um concerto promovido pelo ATV - Académico de Torres Vedras, através do projeto Somos Comunidade, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras.
O evento decorreu na Ermida de Nossa Senhora do Ameal - uma das igrejas mais antigas da cidade de Torres Vedras, junto ao Parque do Choupal.
Com uma sala repleta de gente interessada em ouvir um repertório de música tradicional portuguesa, este foi um encontro entre o passado e o futuro, num espaço cheio de simbolismo histórico.
Recorde-se que, no século passado, essa celebração ficou marcada pela organização da Festa de São Vicente, referida em 1949, no Jornal Badaladas, com destaque na capa. Curiosamente, o evento também contava com uma apresentação musical, à época, por parte da “popular filarmónica da Ermegeira”. Desde os anos 60, o som das vozes e dos instrumentos silenciou-se até que, a partir de 2024, no dia 22 de janeiro, o Coro Música Sem Idade proporciona um concerto especial para prestar homenagem ao Santo padroeiro da Encosta de São Vicente.
Este coro, integrado no projeto Somos Comunidade, tem a direção artística das maestrinas Rute Miranda e Joana Margaça e, neste concerto, contou com a presença do acordeonista Eduardo Henriques.
O grupo de coralistas, cumprindo a sua designação, é composto por pessoas de todas as idades, e tem-se afirmado, localmente, pelo seu dinamismo.
Durante o novo ano de 2025, promete continuar a surpreender com mais concertos, levando a música a outros pontos de interesse no concelho de Torres Vedras, para conquistar novos públicos.