Gastronomia molecular - A Cozinha é um Laboratório, foi o tema de mais um ‘Dois dedos de Ciência', no passado sábado, 26 de maio na sede do ATV.
‘Eu cá não como nada com químicos!' - esta e outras frases são muitas vezes ditas sem a consciência de que tudo na natureza é composto de átomos e moléculas, que interagem entre si, dando origem a novos compostos. ‘Quando comemos quer queiramos quer não estamos a ingerir colheradas de moléculas!' - diz Paulina Mata, professora do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. ‘A cozinha é um laboratório, quando pomos os alimentos ao lume, batemos a massa de um bolo ou simplesmente misturamos ingredientes provocamos reações químicas que os irão transformar!'
Com a ajuda de alguns exemplos percebemos como na cozinha tradicional as regras de confeção que resultam de anos de experiência podem ser explicadas através da ciência. Percebemos ainda que a cozinha moderna parece mais ligada à ciência não tanto porque os processos envolvidos sejam mais complexos mas porque há uma maior consciência da sua presença e utilidade. O conhecimento da ciência por detrás dos alimentos pode ajudar a tomar decisões mais acertadas na hora de escolher aquilo que comemos!
E não faltaram as experiências! Com a ajuda de alginatos transformou-se sumo de groselha em ‘caviar' vermelho, digno do melhor restaurante gourmet! Num registo mais tradicional, e com a participação de todos, fez-se manteiga. Depois de algum trabalho pudemos então degustar o resultado de todas as experiências! São servidos?
O ATV agradece às entidades que o apoiam, em particular à Green Soul (oferta de umas unhas de gel); Churrasqueira de Torres (bolo de chocolate com pimenta rosa); Livraria Livrododia (oferta de um livro ao convidado).
‘Dois dedos de ciência' estará de volta a 29 de setembro na companhia do paleontólogo Rui Castanhinha (Instituto Gulbenkian de Ciência e Museu da Lourinhã), que nos falará de como estudar evolução através dos dinossauros!